Sejam Bem Vindos!

Este é o nosso ponto de encontro na net. Aqui estaremos conectados a tudo aquilo que se refere a Postura: novidades, dicas, prevenção, tratamentos, tendências, auto-cuidado e muito mais!

Comentem, sugiram e tornem-se Seguidores do Blog Saúde Postural que promete revolucionar a Fisioterapia na internet.

Um forte Abraço,

Marianna Lemos
Fisioterapeuta

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cuide da coluna do seu filho!

Já estamos há poucos dias do início de mais um ano letivo e percebo que precisamos voltar a nossa atenção para a Saúde Postural das crianças, que nessa fase escolar estão sujeitas a desenvolverem dores ou até mesmo lesões na coluna ou nas articulações devido ao peso da mochila e à forma de se sentar em sala de aula.

DICA IMPORTANTE: Veja na escola do seu fiho se oferecem condições para que a boa postura seja mantida. A educação postural precisa fazer parte da linguagem da escola. Pais e Professores devem atuar em conjunto.

Abaixo, posto uma matéria muito interessante e responsável sobre o tema. Aproveite!

Pais, lembrem-se: a boa saúde do seu filho, depende da sua orientação!

Tome a atitude necessária!

Marianna Lemos


"Todo ano é a mesma coisa. Uma lista extensa de materiais escolares transforma a mochila de crianças e adolescentes em um verdadeiro inimigo da saúde. Segundo a fisioterapeuta Sandra de Farias, do Instituto Patrícia Lacombe, com sede em Campinas, carregar um peso maior do que o adequado aumenta consideravelmente a pressão sobre os discos intervertebrais, que funcionam como amortecedores da coluna. “O excesso sobre os discos pode reduzir o espaço entre as vértebras, comprimindo raízes nervosas e ocasionando, até mesmo, as temidas hérnias de disco”, destaca.


É fácil saber se a carga é excessiva: o aluno deve transportar, no máximo, 10% de seu peso corporal. A escolha da mochila também é assunto sério. “É melhor optar por peças que vêm com amortecedores para a região dorsal e cinto, para mantê-las bem junto ao corpo. Alças acolchoadas também ajudam a amortecer a pressão sobre os ombros”, orienta. Outra dica é evitar aquelas que têm muitos detalhes - como bolsos e enfeites – porque eles aumentam o peso final.


A forma de carregar a mochila é um capítulo à parte. “Ela deve ser sempre distribuída nos dois ombros e não de um só lado.

No caso daquelas que têm rodinhas, é importante escolher uma peça com puxador adequado para a altura da criança e orientá-la a alternar o braço que puxa, para evitar risco de escoliose e outros prejuízos para a coluna”, descreve.


Vista da Coluna Vertebral quando usamos mochila de maneira incorreta. Risco de desenvolver escoliose.

A fisioterapeuta lembra ainda a importância de observar cuidadosamente a postura dos filhos no dia-a-dia. “A atenção deve ser redobrada quando há diferença na altura dos ombros, quando há projeção de ombros para frente ou quando a curvatura atrás da cintura aumenta. Outro aspecto importante é verificar se, quando dorme, a criança respira pela boca, pois isso também facilita o desenvolvimento de algumas alterações posturais, entre outros problemas de saúde”, esclarece.

Grande parte dos problemas de coluna começam a ser construídos na infância. Cuidados essenciais com os hábitos posturais podem ser a garantia de não entrar para estatísticas cada vez mais assustadoras. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população sofrem ou sofrerão de dor lombar em um período da vida. E mais: 90% experimentarão situações de afastamento do trabalho e das atividades de rotina por conta da má postura. “A boa notícia é que 94% dos casos podem ser evitados. E a atenção na infância é o primeiro passo”, enfatiza Dra. Sandra."

Aula de Ginástica Holística para Crianças e Adolescentes
Aula de Pilates para Crianças e Adolescentes
imagens anexadas pelo Blog Saúde Postural

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário