Sejam Bem Vindos!

Este é o nosso ponto de encontro na net. Aqui estaremos conectados a tudo aquilo que se refere a Postura: novidades, dicas, prevenção, tratamentos, tendências, auto-cuidado e muito mais!

Comentem, sugiram e tornem-se Seguidores do Blog Saúde Postural que promete revolucionar a Fisioterapia na internet.

Um forte Abraço,

Marianna Lemos
Fisioterapeuta

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Qual melhor tênis para a prática de atividade física?

Quando questiono meus pacientes sobre seus objetivos e expectativas com o tratamento postural, a maioria deles me responde: "voltar a fazer atividade física", seja uma caminhada, corrida, academia com aulas de musculação ou até mesmo a prática de esporte.

Com isso vem a pergunta: "Qual o tênis devo usar?"

O tênis não precisa ser o mais caro, mas deve obedecer alguns critérios e principalmente respeitar a fisiologia do nosso pé e da marcha.

Então anote as principais dicas:

Os nossos pés apresentam duas funções principais: a de receber o peso do nosso corpo quando estamos em pé e permitir o desenvolvimento do andar.

Para a primeira função é necessário que eles apresentem uma certa rigidez, portanto, temos três pontos de apoio, formando uma espécie de tripé, nos quais o amortecimento do peso corporal está distribuído. Caso a distribuíção de peso não esteja equilibrada, surgirão dores e desalinhamentos, como o pé chato ou cavo e até mesmo o joanete, por exemplo.

Já para a segunda função, o nosso pé deve se manter maleável para permitir o bom andamento de cada fase da marcha. O movimento ideal do pé nesse momento se assemelha ao mataborrão. Em poucas palavras, ao darmos um passo, o calcanhar deve ser o primeiro a tocar o chão. Nesse momento, os dedos do pé estão apontados para cima. Em seguida o pé repousa totalmente no chão e ao retirarmos o pé para darmos o impulso para o próximo passo o "dedão" deve ser o último a sair do chão permitindo que a sola do pé seja mostrada totalmente para trás.

Dessa maneira, movimentaremos adequadamente a articulação do tornozelo permitindo uma boa contração das panturrilhas (bombas que ajudam na circulação sanguínea), dos tibiais anteriores (músculos da "canela"), dos tibiais, dos glúteos e do abdome, garantindo a proteção da coluna lombar e joelhos, que são as regiões mais sobrecarregadas durante uma caminhada ou corrida.

Essas características do pé estarão preservadas naquele tênis que tiver sistema de amortecimento nos três pontos de apoio, ou pelo menos no calcanhar e na base do hálux (o dedão), pois são fundamentais na fase de toque de calcanhar e na impulsão do corpo para o próximo passo, que é feita pela força do hálux. Outro fator que deve ser observado é a maleabilidade do tênis. Faça o teste: tente dobrar o tênis para cima, simulando o mataborrão. Se isso não acontecer, desista do calçado, pois ele impedirá o movimento ideal do pé e favorecerá o surgimento de dores nos pés, pernas e coluna.

Outra dúvida frequente é sobre os tênis especiais para pés pronados e supinados, que ajudam a neutralizar a pisada. Esses calçados apresentam uma boa proposta para os atletas, mas no dia a dia, percebo que eles atrapalham o processo de alinhamento dos pés durante a reabilitação postural, pois atuam como "muletas" do desalinhamento, ou seja, o corpo se sente mais confortável com aquele calçado e demora a reconhecer uma nova atitude postural como correta. O mesmo acontece com palmilhas.
Então, de acordo com a minha experiência clínica, aconselho os tênis para pisadas neutras.

A novidade do momento é o tênis shape up, que promete emagrecer ativando alguns músculos.


Observando o tênis após entendermos sobre as funções dos pés, fica fácil descobrir o por quê de tal promessa. Ora, o milagroso tênis apena nos ajuda a realizar o movimento fisiológico dos nossos pés, o movimento de mataborrão!

Experimentei o shape up e aprovei a idéia!

Ainda não o conheço "pessoalmente", mas outro tênis com a proposta semelhante é o reebok easytone.

Acesse os sites e veja as recomendações dos fabricantes. 

Aproveite as informações e boa caminhada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário