Sejam Bem Vindos!

Este é o nosso ponto de encontro na net. Aqui estaremos conectados a tudo aquilo que se refere a Postura: novidades, dicas, prevenção, tratamentos, tendências, auto-cuidado e muito mais!

Comentem, sugiram e tornem-se Seguidores do Blog Saúde Postural que promete revolucionar a Fisioterapia na internet.

Um forte Abraço,

Marianna Lemos
Fisioterapeuta

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Coluna Boa, sem cirurgia!

Pesquisa revela que somente 10% dos casos de hérnia de disco precisam de operação. A grande maioria é curada com terapias não agressivas.

Os números indicam o tamanho do sofrimento: cerca de 5,4 milhões de brasileiros sofrem de hérnia de disco, um problema caracterizado pelo deslocamento da estrutura que existe entre as vértebras da coluna.

 É responsável por grande dor e, em vários casos, exige o afastamento do paciente das suas atividades diárias. Em geral, é muito comum que eles sejam logo encaminhados para uma cirurgia corretiva, o que implica em riscos inerentes a qualquer operação, como o de sofrer reações à anestesia ou ser vítima de infecções.

Um estudo divulgado recentemente, porém, mostrou que esta deveria ser a última estratégia a ser pensada. Publicado na Revista da Academia Americana de Cirurgões Ortopédicos, o trabalho afirma ainda que cerca de 90% dos indivíduos portadores de hérnia de disco podem se recuperar se fizerem uso de técnicas como fisioterapia, acupuntura, reeducação postural e/ou analgésicos, o chamado tratamento conservador, durante 3 meses. Ou seja, apenas 10% têm verdadeiramente indicação para a cirurgia. A conclusão foi baseada em uma ampla revisão de diversas pesquisas que haviam sido realizadas sobre o tema.



O resultado vem ao encontro do que tem defendido médicos mais especializados no assunto, como o reumatologista José Goldenberg, de São Paulo. "A cirurgia só deve ser uma opção quando não há resposta ao tratamento conservador em no mínimo 8 semanas", defende. Goldenberg já se acostumou a receber em seu consultório pacientes em busca de uma segunda opinião. "Posso dizer com certeza que pelo menos 70% dos doentes que me procuram com hérnia dizem ter tido indicação cirúrgica", afirma.

A publicitária Suely Souza Nascimento foi uma delas. "A idéia de ficar imobilizada na cama depois da cirurgia me assustava", conta. "Além disso, não havia certeza de que seria curada". Após sessões de fisioterapia, reeducação postural e acupuntura, feitas sob a orientação da fisioterapeuta Patrícia de Almeida, ela voltou a realizar atividades que não conseguia mais fazer, como dirigir. E esqueceu a cirurgia.

Suely tocou em um ponto importante. Além de todo o desgaste que causa ao paciente do ponto de vista físico e emocional, a operação nem sempre é sinônimo de recuperação total. Segundo o fisioterapeuta Helder Montenegro, do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, pelo menos 50% dos pacientes que passam por uma cirurgia de coluna voltam a ter dor, em média, após dois anos do procedimento.

O fisioterapeuta é criador de uma técnica que une movimentos manuais de fisioterapia com uso de aparelhos que estimulam o fortalecimento muscular do abdome e das costas. "Essa associação reduz a dor e melhora a postura, contribuindo para resolver o problema", garante Montenegro.


Foi a esse recurso que recorreu a jogadora de vôlei de praia Larissa França, tricampeã mundial. Em 2002, uma crise a deixou longe das quadras e sem andar por 22 dias. Provocado por excesso de esforço físico repetitivo, seu caso teve uma primeira indicação para cirurgia. "Meu médico me disse que mesmo fazendo a intervenção não poderia voltar a jogar", conta. A atleta não fez a operação e passou quarto meses submetendo-se ao método desenvolvido pelo fisioterapeuta. "Voltei a competir e, desde então, vivo em paz com a minha coluna."


Há algumas atitudes que podem prevenir o surgimento da hénia de disco. Entre elas, manter uma postura correta, evitar o ganho de peso e fazer exercícios físicos regularmente.

SAIBA MAIS:

Como surge a hérnia de disco:

Com 33 vértebras, a coluna vertebral é composta por discos intervertebrais, medula espinhal, nervos, músculos e ligamentos. Os discos são estruturas em formato de anel formados por tecidos cartilaginosos, fibras e água. Localizam-se entre  cada uma das vértebras cervicais, dorsais e lombares. Tem como função evitar o atrito e amortecer o impacto entre as vértebras.


A hérnia de disco traduz-se como um deslocamento do conteúdo discal que sai da sua posição original podendo comprimir as terminações nervosas que se dirigem para os músculos e órgãos internos, causando dor, ou até mesmo alteração na função do órgão correspondente.

A hérnia aparece mais frequentemente nas regiões da coluna com maior mobilidade e/ou que são mais exigidas por sobrecarga: lombar e cervical.

CAUSAS: várias. Entre as principais estão o desgaste natural provocado pelo envelhecimento, posturas incorretas, obesidade e exercícios inadequados.

Autor: Greice Rodrigues
Referência: Revista Isto É  

Nenhum comentário:

Postar um comentário