Sejam Bem Vindos!

Este é o nosso ponto de encontro na net. Aqui estaremos conectados a tudo aquilo que se refere a Postura: novidades, dicas, prevenção, tratamentos, tendências, auto-cuidado e muito mais!

Comentem, sugiram e tornem-se Seguidores do Blog Saúde Postural que promete revolucionar a Fisioterapia na internet.

Um forte Abraço,

Marianna Lemos
Fisioterapeuta

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Educação Postural para Crianças

Você já pensou sobre isso?

A coluna é a parte do corpo com a segunda maior queixa de dor depois da cabeça. Porém, no Brasil, ela lidera as estatísticas. Pode-se afirmar que um terço dos brasileiros sofre de dores nas coostas. Os sintomas aparecem cedo, antes dos 50 anos, mas a maioria das pessoas não procura solução para o problema buscando um alívio imediato com analgésicos, deixando que a dor se agrave até tornar-se crônica.

Imagine que uma árvore esteja em fase de crescimentoe seja amarrada de forma a pender para um dos lados, o que acontecerá? O tronco vai crescer torto e permanecerá desse jeito mesmo depois de desamarrado. Isso também acontece nos humanos. A melhor fase para aprender como deve ser a postura é na infância, quando nossa coluna e demais articulações ainda estão em desenvolvimento. Por isso, o foco dos pais deve estar nas costas do filho, o que determinará se ele terá ou não dores na vida adulta.

O maior desafio é investir na prevenção postural e não somente no tratamento de alguma doença já existente. E ela se dá principalmente através da educação. A prática de atividade física ajuda a manter o corpo físico sadio e em movimento. Mas a educação postural fará a maior diferença no momento da tomada de decisão entre o certo e o errado, por exemplo, para se sentar ao computador ou na escola. 

As maiores causas das dores na coluna são: a má postura diária, carregar muito peso regularmente, o estresse e a falta de atividade física.

Diante de tudo isso, fica o apelo de uma profissional preocupada com a saúde dos nossos pequenos. Não vamos deixar que eles experimentem o gosto amargo de um problema de coluna. Nós podemos evitar isso!

Ensine ao seu filho como adotar hábitos de vida saudáveis. Procure ajuda de um profissional especializado, que realizará tal tarefa como uma brincadeira leve e prazeroza.

DICA: uma excelente fase para esses ensinamentos é durante a segunda infância, que vai dos 7 aos 12 anos, onde o desenvolvimento físico é mais constante e gradual. É uma fase de intenso aprendizado motor, psíquico e cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário