Sejam Bem Vindos!

Este é o nosso ponto de encontro na net. Aqui estaremos conectados a tudo aquilo que se refere a Postura: novidades, dicas, prevenção, tratamentos, tendências, auto-cuidado e muito mais!

Comentem, sugiram e tornem-se Seguidores do Blog Saúde Postural que promete revolucionar a Fisioterapia na internet.

Um forte Abraço,

Marianna Lemos
Fisioterapeuta

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Entendendo a dor

Apesar de a dor ser freqüentemente o resultado de um distúrbio, usualmente é a última coisa que acontece e a primeira a desaparecer. Quando uma pessoa sente dor, ela comete o erro de achar que, agora, ela está doente, ou que algo está errado agora, e não antes. Isto não é verdade. A dor é a última coisa que aparece. Quando o corpo responde com uma reação dolorosa, significa que o problema chegou a um ponto que não pode mais ser ignorado. A dor é o corpo gritando “eu não posso mais funcionar desse jeito, eu estou em apuros, socorro!”
Também, a dor, usualmente, desabilita a pessoa de fazer certos movimentos. É, novamente, o corpo dizendo “enquanto o problema não for corrigido e o movimento articular restabelecido, é perigoso fazer esse movimento. Aqui vai um estímulo (dor) que fará com que você não faça esse movimento”. A dor é, portanto, uma importante função do corpo para manter-se íntegro. A dor, freqüentemente, significa o que você não deve fazer para o problema piorar. Agora você entende que buscar alívio em analgésicos e antiinflamatórios, ao invés de ajudar, com o tempo, pode até agravar o seu problema.
Por isso, escute os sinais que seu corpo está mandando e respeite os seus limites. Não aceite a desculpa "não tenho tempo".  Nenhuma outra atividade poderá ser exercida da sua melhor maneira, principalmente o trabalho, se o seu corpo não está bem.   Busque um tratamento que realmente atue sobre a causa da dor, que forneça resultados duradouros, definitivos e não aqueles onde o efeito é imediato, mas que deixa uma lacuna para uma piora posterior.

Só depende de você ter essa, tão sonhada, vida livre de dores.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário