Sejam Bem Vindos!

Este é o nosso ponto de encontro na net. Aqui estaremos conectados a tudo aquilo que se refere a Postura: novidades, dicas, prevenção, tratamentos, tendências, auto-cuidado e muito mais!

Comentem, sugiram e tornem-se Seguidores do Blog Saúde Postural que promete revolucionar a Fisioterapia na internet.

Um forte Abraço,

Marianna Lemos
Fisioterapeuta

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Cuide da postura e livre-se da dor de cabeça

Por: ceart.com.br/pordentro
Solução para cefaléia cervicogênica pode estar na fisioterapia


Provavelmente, não há no mundo quem nunca tenha tido uma dor de cabeça. Segundo o International Headache Society (IHS) existem entre 144 e 150 tipos de cefaléia, mas o que pouca gente sabe é que a origem dessa dor pode estar na má postura e a solução, na fisioterapia. A cefaléia cervicogênica é responsável por 15% a 20% de todas as dores de cabeça e consiste em uma disfunção nos primeiros segmentos da coluna cervical. Os sintomas também são velhos conhecidos: dor unilateral na altura dos olhos e na região lateral e posterior da cabeça.

Ela ocorre geralmente de duas a três vezes por semana e tem duração de horas ou até de dois a quatro dias. “Alguns hábitos ruins podem agravar o quadro. É importante prestar atenção em posturas mantidas por mais de 20 minutos e, principalmente tomar cuidado com os movimentos com o pescoço, área mais próxima das três primeiras vértebras cervicais, a região onde se origina a cefaléia cervicogênica”, alerta a fisioterapeuta Carla Danielle Chagas da Silva, do Centro de Estabilização Articular (Ceart), em Botafogo, Rio de Janeiro, que defendeu tese sobre o assunto na Universidade de Queensland, Austrália. Quedas e outros acidentes envolvendo essas regiões também podem piorar a situação. Além da dor de cabeça, outros sintomas são rigidez ou dor no pescoço, alterações do sono, intolerância a luz e, em algumas situações, até náuseas e vômitos. “Todos os casos podem ser aliviados fazendo o uso de analgésicos comuns, no entanto, a cura continua dependendo da coluna cervical”, explica Carla Danielle, que é pós-graduada em Neurofisiologia.

Para tratar o problema desde a origem, o mais indicado é o auxílio de um profissional da fisioterapia. Segundo o também fisioterapeuta do Ceart e especialista em Terapia Manual, Fábio Périssé, exercícios específicos para corrigir a postura e para trabalhar musculaturas profundas que envolvem a coluna cervical são indicados. “O profissional dessa área também é apto para fazer recomendações a respeito dos fatores agravantes do problema, como o mau posicionamento de um computador na mesa do trabalho ou hábitos posturais inadequados”, diz ele.

Pequenas mudanças, grandes benefícios

É possível começar desde já a diminuir os sintomas e a prevenir a cefaléia cervicogênica. São exercícios muito simples, que podem ser feitos a qualquer hora e em qualquer lugar. “Para aliviar a tensão no pescoço, movimente a cabeça para frente e para trás em ritmo lento. Evite poltronas ou colchões muito macios e tente não permanecer na mesma posição por mais de 20 minutos”, ensina o fisioterapeuta André Chediek. “Quando falar ao telefone, segure-o com as mãos e não com os ombros. Ao ler, posicione o livro na altura dos olhos para evitar ficar com a cabeça muito baixa. Para aqueles que usam óculos, recomendo que se preste atenção se o grau é o adequado. Pois pessoas que não enxergam direito fazem pequenos movimentos de inclinação ou aproximação para melhorar a imagem da vista. Estes movimentos de correção da cabeça ocorrem principalmente nas primeiras vértebras cervicais, que são exatamente as responsáveis pela cefaléia cervicogênica ”, completa o especialista.

Dica da Ginástica Holística - GH:
Muitas vezes a dor de cabeça está relacionada com uma posição errada da nossa cabeça, e com vícios posturais adquiridos no trabalho ou em nossas atividades diárias, o que causa uma tensão excessiva na musculatura dos suboccipitais (região da nuca) e na fáscia muscular abaixo do couro cabeludo.
Para aliviar essa tensão você pode iniciar uma massagem no couro cabeludo, realizando movimentos circulares com as pontas dos dedos, e então dividir o volume de todo cabelo ao meio. Segurar estas duas grandes mechas de cabelo com uma mão de cada lado e puxar levemente. Sentir o repuxar do couro cabeludo, da face, da testa, olhos, bochecha, orelha e, às vezes, até o pé - pode chegar a tracionar todo o corpo. Relaxar e repetir 3 vezes. Isso aumentará a irrigação sanguínea local e relaxará todo o couro cabeludo. Aliviando assim sua dor de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário