Sejam Bem Vindos!

Este é o nosso ponto de encontro na net. Aqui estaremos conectados a tudo aquilo que se refere a Postura: novidades, dicas, prevenção, tratamentos, tendências, auto-cuidado e muito mais!

Comentem, sugiram e tornem-se Seguidores do Blog Saúde Postural que promete revolucionar a Fisioterapia na internet.

Um forte Abraço,

Marianna Lemos
Fisioterapeuta

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A problemática da respiração oral

Desta vez venho falar-vos da forma como respiramos!

A respiração é uma função sem a qual não sobrevivemos e que realizamos de uma forma inconsciente. Os humanos são primariamente respiradores nasais; repare-se que a criança, ao nascer, já respira pelo nariz, pois aqui o ar é filtrado, aquecido e umedecido, de forma a chegar aos pulmões em condições adequadas.

No entanto, devido a inúmeras causas que obstruem mecânica ou funcionalmente as vias aéreas, este padrão de respiração nasal é substituído pelo oral ou bucal. Situações como rinite, sinusite, hipertrofia de adenóides e/ou de tônsilas faríngeas e/ou palatinas, desvio do septo nasal, malformações nasais e alguns hábitos prejudiciais terão repercussões, se não forem tratados adequada e atentamente. Note que estes distúrbios respiratórios são muito frequentes em crianças.

A respiração oral é um sintoma de que algo está mal e muitos autores descrevem-na mesmo como uma síndrome (conjunto de sinais e sintomas) – S.R.O. (Síndrome do Respirador Oral). Esta situação produz alterações faciais e corporais, afectando vários órgãos e sistemas. Claro que as alterações consequentes de uma respiração nasal vão depender da idade em que a pessoa adquiriu a obstrução nasal, da sua severidade e duração.

As pessoas com esta síndrome apresentam uma série de características comuns, tais como: face alongada, olheiras profundas, boca entreaberta, lábio superior curto e inferior evertido, maxilar inferior pequeno, palato profundo e estreito, incisivos superiores protruídos (“mais para a frente”), problemas dentários (mau posicionamento e relações dos dentes, maior propensão à cárie dentária), alterações na mastigação e na deglutição, alterações da postura (cabeça para a frente e ombros caídos, como forma de facilitar a entrada de ar pela boca), alterações oculares, capacidade pulmonar diminuída (menos oxigenação das células), hiponasalidade da voz, problemas na fala, diminuição do olfato e do paladar, alterações do sono (sono fragmentado e agitado), dificuldades de concentração e aprendizagem, infecções frequentes, mau hálito, entre outras.

O tratamento deve ser iniciado quanto antes e deve ser levado a cabo por uma equipa de especialistas, nomeadamente: médicos (pediatras, otorrinolaringologistas, neurologistas), médicos dentistas (áreas de ortodontia e oclusão), terapeutas da fala, fisioterapeutas e psicólogos.

fonte: visualdente.com

Treine a sua respiração nasal com a Ginástica Holística:

Permeabilização das narinas
Deitado de barriga para cima, pernas dobradas, pés paralelos. Cabeça sobre um tijolinho de madeira. Testar o giro da cabeça para a direita e para a esquerda. A) girar a cabeça para um dos lados, tapar a narina de baixo com a ponta do dedo do mesmo lado. Deixar o braço do lado oposto ao longo do corpo, um pouco afastado, com a palma para baixo. Respirar apenas pela narina de cima. Abrir a boca, se necessário, o mínimo possível. Repetir algumas vezes. B) a cada expiração crescer o braço esticado, caminhando com a pontinha dos dedos para frente, com o objetivo de posicionar o ombro para trás e para baixo, afastando da orelha.  Repetir algumas vezes. Descansar, observar o corpo e a respiração. Fazer do outro lado.
Saiba mais: libera a respiração pela narina promovendo uma massagem constante nos seios nasais, causando efeitos benéficos na face e na região superior do pulmão. Bom para tratamento de sinusites e para a reeducação dos respiradores bucais.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário