Sejam Bem Vindos!

Este é o nosso ponto de encontro na net. Aqui estaremos conectados a tudo aquilo que se refere a Postura: novidades, dicas, prevenção, tratamentos, tendências, auto-cuidado e muito mais!

Comentem, sugiram e tornem-se Seguidores do Blog Saúde Postural que promete revolucionar a Fisioterapia na internet.

Um forte Abraço,

Marianna Lemos
Fisioterapeuta

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Alívio Contra Dores nas Costas

por Patrícia Lacombe (presidente da Associação Brasileira de Ginástica Holística  www.abgh.com.br)

O homem paga um preço muito alto por ser o único animal a andar com os dois pés, ereto, orgulhoso. O privilégio provoca dores nas costas, no pescoço, desvios na coluna vertebral. Para aliviar as dores, a ciência médica criou várias técnicas de correção dos problemas posturais. Entre elas, está a Ginástica Holística. 
A Ginástica Holística desponta como uma das mais eficientes modalidades de trabalho corporal para combater a postura inadequada e as várias lesões geradas por ela. Pessoas acometidas por dores no corpo, principalmente nas costas são as que mais precisam modificar hábitos posturais. A técnica, de origem francesa, foi desenvolvida pela médica e fisioterapeuta alemã Lily Ehrenfried, que considera a ginástica educativa, preventiva e terapêutica, além de evitar lesões e 90% das cirurgias de coluna.

São 800 movimentos que agem simultaneamente sobre a respiração, o equilíbrio e o tônus muscular, contribuindo para melhoria das funções psicossomáticas. Vamos imaginar, então, que trabalhar oito horas diárias sentado significa ter 2.688 horas de pressão sobre os discos da coluna por ano. Portanto, quando uma dor persiste por três meses consecutivos, atenção! Esse é um sinal de que o corpo precisa de ajuda.

Para se ter uma idéia da gravidade das posturas inadequadas, quando um indivíduo de 70 quilos senta-se incorretamente, aumenta em 50 quilos a pressão sobre o disco de L5, localizado na região lombar. Essa pressão, com o passar do tempo, ocasiona dores de cabeça, lombalgias e até hérnias de disco. Quando há outros fatores coadjuvantes – como falta de condicionamento físico, esforço repetitivo e pequenos traumas – os riscos crescem consideravelmente.

No dia-a-dia, os indivíduos acabam construindo um ciclo vicioso, que começa com hábitos posturais errados, seguidos de esforço repetitivo, fadiga, dores e patologias propriamente ditas. Na minha experiência como fisioterapeuta é comum encontrar pessoas com esse perfil e com sua qualidade de vida altamente comprometida. Nas empresas onde elas trabalham, por exemplo, passam a vivenciar um alto índice de afastamento de trabalho e absenteísmo. É de fundamental importância oferecer condições para que o corpo exerça suas funções de forma harmônica e eficiente, além de ser uma tarefa de empresas que se preocupam genuinamente com seus recursos humanos.

Algumas dicas de exercícios elaborados para um rápido alívio das dores nas costas, que costumo indicar são os seguintes:

Sentado sobre um banquinho, cruze a perna direita sobre a perna esquerda, formando um quatro. Incline o tronco para frente, utilizando como dobradiça a articulação do quadril e mantendo a coluna bem alinhada. Mantenha a posição por 30 segundos. Descanse e repita mais duas vezes. Troque de perna.

Outro muito eficaz é o chamado tijolinho, o indivíduo de pé escolha uma perna para iniciar. Coloque um pé sobre um tijolinho, de forma que o calcanhar toque o chão. Observe se o alinhamento do pé está correto. Dê um passo a frente com a outra perna deixando o joelho levemente flexionado. Fique atento ao equilíbrio de todo o corpo. Mantenha a posição por aproximadamente 30 segundos. Repita três vezes. Troque de perna.



As indicações de tratamentos variam muito de pessoa para pessoa, mas na primeira hora de prática da ginástica holística, já é possível sentir alívio dos desconfortos. Com 12 semanas de atendimento, que é o período indicado na reabilitação da coluna, o paciente já percebe a diferença, exceto em casos já diagnosticados da necessidade de cirurgia, quando o atendimento tem que ser um pouco mais duradouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário