Sejam Bem Vindos!

Este é o nosso ponto de encontro na net. Aqui estaremos conectados a tudo aquilo que se refere a Postura: novidades, dicas, prevenção, tratamentos, tendências, auto-cuidado e muito mais!

Comentem, sugiram e tornem-se Seguidores do Blog Saúde Postural que promete revolucionar a Fisioterapia na internet.

Um forte Abraço,

Marianna Lemos
Fisioterapeuta

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A importância da boa postura para a prática da atividade física

por Marianna Lemos

Uma dor que persiste por muito tempo é indicativa de que algo vai mal em nosso corpo. Muitas vezes recebemos como indicação médica a prática de atividade física. Porém, se a realizarmos de maneira inadequada corremos o risco de ter o quadro dolorido agravado. A manutenção da boa postura é determinante para qualquer praticante de atividade física, seja para os iniciantes ou para aqueles que buscam aumentar seu desempenho em menor tempo. Quanto mais pobre a sua postura, mais energia será necessária para movimentar seu corpo. Portanto, o melhor alinhamento postural é proporcional ao seu melhor desempenho funcional.

A postura ideal pode ser traduzida como o estado de equilíbrio muscular e esquelético que protege as estruturas de suporte do corpo contra lesões e/ou deformidades progressivas, ou seja, é um arranjo relativo das partes do corpo em que as funções do sistema músculo-esquelético se desenvolvem de forma mais eficiente, mais harmônica. A boa postura mantém o equilíbrio entre os músculos e articulações garantindo o bom alinhamento do corpo.

Praticar atividade física com má postura tornará o seu corpo vulnerável a sofrer maior stress nos músculos e articulações porque os movimentos começam e terminam fora do alinhamento ideal, onde há maior gasto energético aumentando a chance de lesão. Por outro lado, um atleta com boa postura, tem um melhor alinhamento, que se traduz em melhor equilíbrio, agilidade e desempenho esportivo em geral.

Além disso, a má postura não permite que os órgãos internos funcionem devidamente, a circulação fica dificultada prejudicando a distribuição de oxigênio e nutrientes, e assim, um ambiente mais favorável para o surgimento de doenças e disfunções é criado.

Os músculos também funcionam como bombas para movimentar fluidos pelo corpo. Quando a boa postura se deteriora, muitos de seus músculos apresentam-se fracos e encurtados, não podendo realizar tal função efetivamente.

A má postura sempre indica a necessidade de um programa de alongamento e fortalecimento muscular para alcançar o equilíbrio perdido.

Existem muitas causas da má postura, entre elas está a manutenção de hábitos posturais inadequados, gerando condições de prejuízos significativos ao sistema músculo-esquelético.

Cuide da sua saúde iniciando pela readaptação postural nas diversas atividades que realiza no seu dia-a-dia. Procure um programa de Saúde Postural para potencializar seus resultados físicos, oriente-se como alcançar a BOA POSTURA. É importantíssimo buscar o conhecimento e aplicá-lo de forma gradativa e harmônica.

Pense nisso!



Cuide-se! Viva plenamente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário