N.A.C., de 62 anos, sofre nessa época. Já consultou vários médicos, fez diversos exames, mas ainda não tem um diagnóstico definitivo que explique as dores que sente desde a região cervical até a lombar. Ela conta que tem dia que acorda sem nenhuma dor, mas em outros, mal consegue se mexer. Quando a temperatura cai, a dor fica mais intensa. Apesar de já estar na terceira idade, dona Nair não é sedentária. Trabalha meio período como caixa no restaurante da família, se exercita duas vezes por semana jogando tênis de mesa, e encontrou na acupuntura e na Ginástica Holística aliados para combater as dores que tanto a incomodam...
...O médico reumatologista Sílvio Figueira Antonio, do Hospital do Servidor Público de São Paulo, afirma que grande parte dos pacientes com artrose (doença degenerativa que leva, posteriormente, à atrofia e a uma dinâmica muscular comprometida) reclama ainda mais dos sintomas com as temperaturas mais frias. Ele explica que, na verdade, isto ocorre por que o corpo tenta poupar calor fazendo uma contratura muscular. "As pessoas acabam ficando em posições mais encolhidas aumentando a possibilidade de dores, principalmente nas extremidades do corpo".
O médico ortopedista Fábio Ravaglia, presidente do Instituto Ortopedia & Saúde, de São Paulo, afirma que na área da ortopedia há muitas reclamações de dores nas articulações na época do inverno. Ficam acentuados os sintomas de bursite, fibromialgia ou dores reumáticas, como artrite e artrose. O médico ressalta que nas articulações, o líquido sinovial fica mais espesso com o esfriamento do corpo, o que pode gerar incômodos à pessoa.
Embora as dores que se manifestam no inverno sejam decorrentes de doenças crônicas, o fato não é uma regra imperativa; nem todos os pacientes apresentam piora durante o frio, explica Dr. Silvio. Ele diz que "podemos controlar adequadamente estes sintomas com medidas de suporte e apoio medicamentoso, sempre com orientação de um médico".
Como forma de prevenir o aumento das dores, os especialistas recomendam manter uma boa temperatura corporal com agasalhos adequados e, principalmente, não diminuir a realização de exercícios físicos e de alongamentos musculares.
por Gisela Bello
Acesse o link abaixo e veja como a Ginástica Holística pode ajudar a enfrentar o aumento ou surgimento das dores causadas pelo frio.
http://noticias.r7.com/videos/aprenda-a-lidar-com-as-dores-no-corpo-causadas-pelo-frio/idmedia/4e308bd23d14613cbb0cd2cd.html
Acesse o link abaixo e veja como a Ginástica Holística pode ajudar a enfrentar o aumento ou surgimento das dores causadas pelo frio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário