Sejam Bem Vindos!

Este é o nosso ponto de encontro na net. Aqui estaremos conectados a tudo aquilo que se refere a Postura: novidades, dicas, prevenção, tratamentos, tendências, auto-cuidado e muito mais!

Comentem, sugiram e tornem-se Seguidores do Blog Saúde Postural que promete revolucionar a Fisioterapia na internet.

Um forte Abraço,

Marianna Lemos
Fisioterapeuta

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Lombalgia: Causas e Tratamento

por Marianna Lemos e Michelle Soares




A lombalgia caracteriza-se como um distúrbio musculoesquelético podendo apresentar uma ou várias etiologias, tais como mecânico-postural, congênita, degenerativa, inflamatória, infecciosa e tumoral. A causa mais freqüente é aquela em que provém da má postura, pois provoca sobrecargas e disfunções dos tecidos moles e articulações da coluna, tornando-a uma afecção crônica responsável pelos altos índices de morbidade, incapacidade funcional e estresse.

Os hábitos posturais incorretos permanentes geram condições de prejuízos significativos ao sistema músculo-esquelético, particularmente às estruturas que compõem a coluna vertebral. Se um leve distúrbio persistir por um tempo suficientemente longo, uma doença crônica surgirá. A melhor escolha para o tratamento da lombalgia depende de um diagnóstico causal assertivo, possibilitando uma maior resolutividade do processo terapêutico. Segundo a Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina o tratamento conservador é imperativo nos casos de lombalgia mecânica, devendo englobar o reequilíbrio corporal assim como a educação em saúde



Atualmente, são consideradas como práticas reducionistas dos efeitos da má postura o planejamento e/ou replanejamento do ambiente físico, com adoção de mobiliário ajustável e diferentes requisitos da tarefa e as medidas antropométricas individuais. Contudo, segundo Zapater et al., 2004 apenas esta forma de intervenção não é suficiente para minimizar os problemas. Outra forma de reduzir os efeitos da postura no organismo humano é a ação preventiva através da conscientização. Desta forma, para melhorar as perspectivas em relação à saúde postural, adotam-se intervenções de ação primária utilizando técnicas de demonstração e feedback e informações teórico-educativas, fornecendo educação à sociedade.

Tendo em vista esta premissa, um revolucionário modelo de orientação, prevenção e tratamento dos problemas e doenças de origem postural, fundamentado no Método Ehrenfried– Ginástica Holística (GH), vem ganhando destaque, pois permite manter o acompanhamento e o cuidado do elemento humano buscando seu melhor rendimento pessoal, profissional, físico e mental, alcançando uma qualidade de vida melhor.

A GH é um método de trabalho corporal com atuação no nível pedagógico, através do auto-descobrimento; no preventivo, agindo na globalidade do corpo; e no terapêutico, proporcionando tratamento de patologias de ordem mecânica. Ele postula que toda dor articular ou muscular provém de contraturas adquiridas durante toda a vida do indivíduo. Essas contraturas são essencialmente de ordem educativa, a partir da adoção de posturas errôneas ao longo da vida, resultando em tensões ligamentares e aparecimento de dores osteo-articulares.

Uma vez que o desconhecimento dos hábitos posturais ideais para um bom alinhamento corporal pode dar origem às queixas de dores, este método, segundo Ehrenfried, 1991, propõe que através da educação e da compreensão, e não do adestramento, é possível obter consciência corporal e, a partir de então, reeducar o corpo, desde que lhe concedamos a menor possibilidade.

Conceda-se essa possibilidade. Livre-se da má postura!

Permita-se viver com qualidade.

Cuide-se! Viva Plenamente...

2 comentários:

  1. Tenho feito a GH e obtido excelentes resultados, tenho um problema na cervical, que me gerava dores de cabeça terríveis, iniciei a GH há 1 mês e não sinto mais dor.
    Excelente idéia do Blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa de cuidar da saúde por meio do equilíbrio postural. A cada dia você notará resultados ainda mais surpreendentes.
    Obrigada pelo apoio!
    Espero por você sempre aqui no Blog e, é claro nas Aulas de GH!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir