Sejam Bem Vindos!

Este é o nosso ponto de encontro na net. Aqui estaremos conectados a tudo aquilo que se refere a Postura: novidades, dicas, prevenção, tratamentos, tendências, auto-cuidado e muito mais!

Comentem, sugiram e tornem-se Seguidores do Blog Saúde Postural que promete revolucionar a Fisioterapia na internet.

Um forte Abraço,

Marianna Lemos
Fisioterapeuta

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ginástica Holística - Atividade de baixo impacto

Hoje, dia 23/09/2011, o programa Bem Estar da TV Globo incentivou a atividade de baixo impacto utilizando a Ginástica Holística como prática ideal. Na ocasião, foram ensinados diversos movimentos corporais utilizando materiais simples e que podem ser realizados em casa.

É a promoção da Saúde e da Ginástica Holística! Vamos praticar!!!

Bem Estar falou de atividades para quem está parado, mas quer começar.
Fisioterapeuta e preparador físico explicaram o que é ginástica holística.
Do G1, em São Paulo
Parte 1
Exercícios de baixo impacto são lentos, eficientes e ideais para quem está sedentário há muito tempo. Pilates, hidroginástica e lian gong, por exemplo, trabalham a musculatura interna, evitam uma sobrecarga nos ossos e nas articulações e previnem lesões.
A fisioterapeuta Maria Emília Mendonça e o preparador José Rubens D'Elia falaram no Bem Estar desta sexta-feira (23) sobre ginástica holística, para você alinhar seu pé, tornozelo, quadril, cabeça e o corpo todo. A técnica é uma ótima dica para melhorar a postura e vai ao encontro da medicina chinesa, que é preventiva (contra doenças como artrite, artrose, osteoporose, etc), e não curativa (quando o problema já existe).
A fisioterapeuta indicou um peso com saquinho de feijão de 1 kg para treinar a força, a resistência e o equilíbrio. Ele também serve para firmar e massagear os pés.
Os músculos têm a cor vermelha porque são muito irrigados por sangue, que carrega oxigênio e nutrientes. Essa alta vascularização garante aos músculos um maior potencial de recuperação e regeneração se comparados aos tendões e ossos, que são brancos.
O melhor lugar para começar a praticar exercícios é dentro de casa mesmo. Por essa razão, o programa ensinou movimentos que você pode fazer no dia a dia, sem precisar de nenhum ambiente ou preparo especial. A dica vale principalmente para quem não tem tempo ou condições financeiras de frequentar uma academia.
Se você sentir dor após algum movimento, pare. Exercício que dói não faz bem para a saúde, nem na hora, nem depois. A dor pode ser um sinal de que você está exigindo demais do seu corpo, exagerando na carga ou na intensidade do exercício.
É bem diferente do incômodo que se pode ter após uma sessão de alongamento ou do cansaço decorrente de uma atividade. Portanto, fique atento à resposta que seu organismo dá.
Quando estiver seguro, faça exercícios coletivos, que são um incentivo a mais para quem está em busca de uma vida ativa. Isso porque eles têm um ritmo a ser seguido e proporcionam uma maior socialização. Você pode conhecer pessoas, fazer amigos e ser incentivado a continuar saudável.
Os exercícios de baixo impacto também são recomendadíssimos para quem está acima do peso e precisa se movimentar. E é importante variar as atividades, principalmente no começo, para que você não se canse e seu corpo não se acomode. Quanto mais músculos a atividade mover e quanto mais prazer ela trouxer, melhores resultados terá.
O pilates é uma mistura de conceitos e técnicas que promovem o fortalecimento e o alongamento dos músculos, além de ser um exercício completo, porque envolve a correção postural e a coordenação da respiração.
A atividade é indicada para pessoas acima de 9 anos e traz benefícios tanto para quem é sedentário quanto para os atletas. Além disso, tem vantagens para os idosos, pois recupera a elasticidade do corpo e previne o encurtamento dos músculos.
parte 2