Sejam Bem Vindos!

Este é o nosso ponto de encontro na net. Aqui estaremos conectados a tudo aquilo que se refere a Postura: novidades, dicas, prevenção, tratamentos, tendências, auto-cuidado e muito mais!

Comentem, sugiram e tornem-se Seguidores do Blog Saúde Postural que promete revolucionar a Fisioterapia na internet.

Um forte Abraço,

Marianna Lemos
Fisioterapeuta

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Alívio Contra Dores nas Costas

por Patrícia Lacombe (presidente da Associação Brasileira de Ginástica Holística  www.abgh.com.br)

O homem paga um preço muito alto por ser o único animal a andar com os dois pés, ereto, orgulhoso. O privilégio provoca dores nas costas, no pescoço, desvios na coluna vertebral. Para aliviar as dores, a ciência médica criou várias técnicas de correção dos problemas posturais. Entre elas, está a Ginástica Holística. 
A Ginástica Holística desponta como uma das mais eficientes modalidades de trabalho corporal para combater a postura inadequada e as várias lesões geradas por ela. Pessoas acometidas por dores no corpo, principalmente nas costas são as que mais precisam modificar hábitos posturais. A técnica, de origem francesa, foi desenvolvida pela médica e fisioterapeuta alemã Lily Ehrenfried, que considera a ginástica educativa, preventiva e terapêutica, além de evitar lesões e 90% das cirurgias de coluna.

São 800 movimentos que agem simultaneamente sobre a respiração, o equilíbrio e o tônus muscular, contribuindo para melhoria das funções psicossomáticas. Vamos imaginar, então, que trabalhar oito horas diárias sentado significa ter 2.688 horas de pressão sobre os discos da coluna por ano. Portanto, quando uma dor persiste por três meses consecutivos, atenção! Esse é um sinal de que o corpo precisa de ajuda.

Para se ter uma idéia da gravidade das posturas inadequadas, quando um indivíduo de 70 quilos senta-se incorretamente, aumenta em 50 quilos a pressão sobre o disco de L5, localizado na região lombar. Essa pressão, com o passar do tempo, ocasiona dores de cabeça, lombalgias e até hérnias de disco. Quando há outros fatores coadjuvantes – como falta de condicionamento físico, esforço repetitivo e pequenos traumas – os riscos crescem consideravelmente.

No dia-a-dia, os indivíduos acabam construindo um ciclo vicioso, que começa com hábitos posturais errados, seguidos de esforço repetitivo, fadiga, dores e patologias propriamente ditas. Na minha experiência como fisioterapeuta é comum encontrar pessoas com esse perfil e com sua qualidade de vida altamente comprometida. Nas empresas onde elas trabalham, por exemplo, passam a vivenciar um alto índice de afastamento de trabalho e absenteísmo. É de fundamental importância oferecer condições para que o corpo exerça suas funções de forma harmônica e eficiente, além de ser uma tarefa de empresas que se preocupam genuinamente com seus recursos humanos.

Algumas dicas de exercícios elaborados para um rápido alívio das dores nas costas, que costumo indicar são os seguintes:

Sentado sobre um banquinho, cruze a perna direita sobre a perna esquerda, formando um quatro. Incline o tronco para frente, utilizando como dobradiça a articulação do quadril e mantendo a coluna bem alinhada. Mantenha a posição por 30 segundos. Descanse e repita mais duas vezes. Troque de perna.

Outro muito eficaz é o chamado tijolinho, o indivíduo de pé escolha uma perna para iniciar. Coloque um pé sobre um tijolinho, de forma que o calcanhar toque o chão. Observe se o alinhamento do pé está correto. Dê um passo a frente com a outra perna deixando o joelho levemente flexionado. Fique atento ao equilíbrio de todo o corpo. Mantenha a posição por aproximadamente 30 segundos. Repita três vezes. Troque de perna.



As indicações de tratamentos variam muito de pessoa para pessoa, mas na primeira hora de prática da ginástica holística, já é possível sentir alívio dos desconfortos. Com 12 semanas de atendimento, que é o período indicado na reabilitação da coluna, o paciente já percebe a diferença, exceto em casos já diagnosticados da necessidade de cirurgia, quando o atendimento tem que ser um pouco mais duradouro.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O que é Ginástica Holística - GH?

A Ginástica Holística® é um método de trabalho corporal que atua em três níveis: o pedagógico, o preventivo e o terapêutico. Foi criado pela médica e fisioterapeuta Lily Ehrenfried (Berlim, 1896 - Paris, 1994). Seu trabalho surgiu na Europa, no início do século, quando inúmeros pesquisadores se dedicaram intensamente ao estudo do movimento.

A Dra. Ehrenfried chegou à França em 1933, onde desenvolveu e aplicou os ensinamentos que recebeu, em Berlim, de Elsa Gindler.

Esta ginástica, original por sua dimensão terapêutica, vai além de um simples tratamento físico.

Ela permite o cada indivíduo desenvolver e utilizar a plenitude de suas capacidades, graças ao trabalho de reconhecimento sensorial e de conscientização. Age, ao mesmo tempo, sobre a respiração, o equilíbrio e o tônus, contribuindo para a melhora de todas as funções em sua totalidade física.

Muito mais que um método ou ensino, este trabalho é a prática coletiva e individual que busca, não a correção voluntária, mas a escuta de si mesmo, o experimento e, à partir daí, a aquisição e integração de posturas e gestos mais autênticos.

O organismo possui uma tendência inata a ir à direção ao que é mais equilibrado, mais adaptado.

Como o ritmo e a liberdade de cada um são respeitados, essa prática leva a uma mudança profunda e duradoura com maior autonomia: cada parte do corpo reencontra assim o seu lugar, fazendo o conjunto mais harmonioso. Os movimentos se tornam mais leves e arredondados, se impõe com gestos mais expressivos.

Na rigorosa abordagem médica da Dra. EHENFRIED, os movimentos propostos têm sempre em conta as estruturas anatômicas, fisiológicas e biomecânicas do corpo humano. Não se trata de exercícios mecânicos ou reforços musculares segmentados, mas de um trabalho global no qual os participantes experimentam gestos inabituais e complexos, que solicitam sua imaginação, seu senso lúdico e exigem respostas neuromusculares.

O ritmo é lento e intercalado com pausas para favorecer a tomada de consciência, a análise das sensações particulares de cada um que jamais são induzidas, exatamente para favorecer esta conscientização.

Os movimentos, uma vez descritos com precisão, não são mostrados. Os alunos devem sentir o que eles fazem se sensibilizar com seus limites e experimentar, descobrir por seus próprios meios os que lhes é pedido, sem imitar um modelo qualquer. Trata-se, aliás, de conduzir o individuo em sua totalidade e não apenas os seus músculos.

Funcionamento mais eficaz, mais lógico e mais fácil, menos cansativo e mais agradável ao olhar também. Este trabalho tem um inicio, mas não tem fim. A perfeição e quase ilimitada e abrange informações diversas, uma vez que seus dados podem ser adaptáveis para usos específicos.

A transformação obtida interage sobre o aparelho de locomoção e a justa colocação das estruturas ósseas, os alongamentos musculares e dos tendões e o equilíbrio do tônus, relacionando-se também com os órgãos internos pelo efeito regularizador da respiração levando à auto-confiança, o psiquismos que se modifica em união com a mudança dos hábitos corporais.

E por tudo isso que essa prática Holística**, onde cada indivíduo age de acordo com suas possibilidades, permite a movimentação com o máximo de eficiência e a perda mínima de energia, pode ser praticada por todas as idades: ela é educativa, logo, preventiva e terapêutica, evitando o envelhecimento prematuro.

Uma experiência de mais de 70 anos que demonstra o desaparecimento de inúmeras perturbações funcionais e contribui, dessa forma, a manutenção e o reencontro de uma boa saúde orgânica e psicológica.

* Elza GINDLER (1885 – 1961) denominava seu trabalho “Arbeit an Menschen”: Trabalho Sobre o Ser Humano ou como “Nachentfaltung”: Ir em Direção à Abertura.

** Holística é um neologismo vindo do grego HOLOS, que se relaciona com o todo. (ref.: Da Educação do Corpo ao Equilíbrio do Espírito, Edições Auber-Montaigne (1950), Dra. Lily EHRENFRIED).